MEDIUNIDADE

É por livre e expontânea vontade que o aspirante se inicia na Umbanda.Não há pressões,compulsões nem promessas a despertar sua vaidade,levando-o a pensar que será um ser previlegiado.A partir da Iniciação,o minimo que se espera do aspirante é a renovação de caráter.O exemplo de correção moral vem dos guias e estende-se ao sacerdote,ao iniciando e dos devotos.Essa mudança de comportamento começa no lar e manifesta-se tambem no trabalho e na vida em geral.
Não devemos forçar a eclosão da mediunidade,mas sim oferecer condições apropriadas,como preparo,orientação do médium,para que os fenomenos se disciplinem e a empreguem acertadamente.Não se deve colocar em trabalho mediunico quem apresente pertubações..Primeiramente,é preciso ajyudar a pessoa a se equilibrar pisiquicamente.A pessoa precisa estar saudavel,esclarecido e conscientizado.Há alguns ritos de iniciação ,que são de praxes na Umbanda outros variam de Terreiro para Terreiro;var iando de acordo com a Entidade Chefe de cada Casa,e de acordo com a situação de cada pessoa que vai ser iniciada.
Esta iniciação será gradual e eterna;pois um médium até o final de sua jornada terrena estará se afinizando com suas entidades e aprimorando sua sensibilidade.
Necessitará muita paciencia e humildade acima de tudo.Estará adentrando num mundo novo,em que terá que aprender maneiras novas de se comportar,obedecer seu Pai ou Mãe Espiritual,e uma hierarquia altamente organizada.E acima de tudo ser consciente de que é apenas um instrumento da Espiritualidade Maior.


Assunto: Sinais precursores de mediunidade
  Os sinais que podem indicar mediunidade podem ser muitos e variados
   Ficam bem caracterizados quando:

1- Há comprovada vidência e audição no plano fluídico isto é quando há visão de espíritos e quando se escuta vozes do plano espiritual.
2-Se dá o transe psicofonico ou incorporações involuntárias
3- Há produções de efeitos físicos (fenômenos sonoros, luminosos ou de movimentação de objetos) onde a pessoa se encontre.
4- Sinais que podem ser confundidos com causas orgânicas, mas que se excluídos, demonstram facilidades para percepção fluídica ou para desdobramento que favorece ao transe ou que está sob atuação de espíritos:
    4a-sensação de presenças invisíveis.
    4b-sono profundo demais, desmaios ou síncopes inexplicáveis.
    4c-sensaçoes ou ideias estranhas, mudanças repentinas de humor, crises de choro.
    4d-Adormecimento ou formigamento nos braços e pernas.
    4e-Arrepio como frio, tremor, calor, palpitações.


                             Como desenvolver a mediunidade:


     Desenvolver a mediunidade, não é apenas entrar numa Gira de Umbanda para incorporar e sim apurar, disciplinar e adestra-la, confiando na Direção Espiritual da Casa.
     Conhecer os fundamentos básicos da religião, obedecer e respeitar  a doutrinação da Casa;
     Estudo, dedicação, abnegação, disciplina e comprometimento com seus guias espirituais, com os Guias Chefes, Pai e Mãe de Santo e irmãos de santo.
     Humildade e estar sempre disposto a aprender e escutar os mais velhos.
     Reforma intima, e procurar levar uma vida regrada sem vícios e com um padrão de conduta  baseada na honestidade, sendo uma pessoa correta dentro e fora do Terreiro.
     Sem essa educação, esse preparo para o correto exercício da mediunidade , o médium poderá fazer mal uso da sua faculdade e provocar situações difíceis e desagradáveis para sí e para os que o cercam.